quarta-feira, 4 de junho de 2008

Just Fontaine, o artilheiro da seleção francesa


Por Heitor Bastos
Esse ano comemoramos 50 anos da conquista da nossa primeira Copa do Mundo. E nós boleiros beberrões estamos trabalhando em um post em homenagem a nosso escrete de 58.
Mas enquanto o post de 58 não fica pronto, faço eu uma singela homenagem a Just Foutaine, o maior artilheiro da Copa do Mundo em uma única edição.
Foutaine nasceu em Marrakesh, Marrocos em 18 de Agosto de 1933. Começou a jogar futebol em 1950 pelo US Casablanca onde jogou até 53 quando se transferiu para o Olympique Gymnaste Club de Nice. Foutaine marcou 44 gols pelo Nice em três temporadas antes de ir para o Stade de Reims em 56 onde fez nada menos que 121 gols em seis temporadas! Foi campeão da Ligue 1 duas vezes e balançou as redes 165 vezes em 200 partidas.
Estreou em 53 pela seleção francesa e logo no primeiro jogo contra o escrete de Luxemburgo já meteu um golaço chapelando o goleiro! Eita matador!
Em 62 se contundiu e teve de parar de jogar. Virou técnico da França em 67 mas só dirigiu a seleção em dois amistos onde a França saiu derrotada em ambas ocasiões.
Em 2004, superou Michel Platini e Zinédine Zidane, sendo o melhor jogador da França pela UEFA, nos Prêmios do Jubileu da entidade.
Sem dúvida, um dos melhores jogadores de todos os tempos.

Abraços

Nenhum comentário: