quarta-feira, 25 de junho de 2008

Respostas


Heitor Bastos

Primeiro sobre a Série B e a idéia do Glauber de se fazer um boicote em cima da Globo. Tentarei analisar do modo mais imparcial possível. Glauber, não sei se entendi bem mas você quer que a Globo (Sportv e canais Globosat) transmitam os jogos do Corinthians na Série B ao invés da Euro Copa 2008 (que por sinal está cheio de jogos muito bons)? Pera lá. Não é por aí. Existe o pacote do PFC para você acompanhar todos os jogos. Mesmo com o Palmeiras não estando na Série B eu comprei o pacote de modo que eu não tivesse que fica a mercê da vontade da mídia de passar os jogos palestrinos. E muito menos ter que ouvir em uma certa rádio que a torcida palmeirense boicota, essa sim, com razão. Se quiser lhe dou todos os motivos para o boicote a essa rádio. Não falo o nome para não dar ibope. Devo lhe lembrar que apenas no Paulistão deste mesmo ano a Globo transmitiu 4 jogos do Corinthians seguidos. SEGUIDOS. Ah, SEGUIDOS...

No fatídico jogo em que o Corinthians foi rebaixado contra o Grêmio, e isso é algo que você mesmo já concordou, Cléber Machado e toda sua equipe torciam para o Corinthians descaradamente como se o Grêmio fosse de outro país. Não aceito a desculpa de que a torcida do Corinthians é maior portanto deve ser assim. Então por que a mídia é tão contra o Lula se a maioria é a favor do mesmo?

O negócio é o seguinte: A mídia futebolística escolhem seus times. Os escolhidos são Flamengo, Corinthians e São Paulo. O Flamengo virou o time de maior torcida mundial graças a Dona Rede Globo que o usou para crescer e cresceu muito. Precisam fazer a cobertura de um time, escolheram o Flamengo e aí está. O Corinthians por ser a maior torcida de São Paulo recebe os mesmos privilégios. Não é justo mas é assim que a mesma TV que ELEGEU COLLOR e defende com unhas e dentes até hoje o neoliberalismo faz. E o São Paulo sabemos e o sabemos muito bem, é o time da mídia. Se aproveito de caídas de Palmeiras e Corinthians, esses sim os maiores times do estado devido a sua tradição, e fez crescer sua imagem. Sempre foi assim. Afinal é um clube que foi formado por banqueiros. Um time que representa a elite paulistana em sua essência. Um time que sabe aproveitar muito bem a mídia. Aproveitar a mídia não é errado nem feio. Mas é errado o jeito que eles o fazem. Desmerecendo os outros times e sempre puxando a sardinha para seu lado. Preciso lembrar que vira e mexe o Sr. Marco Aurélio Cunha vai na TV após uma derrota reclamar da arbitragem? Eles nunca perdem e se perdem foi por causa disso e daquilo e nunca por causa do seu futebol pífio.

Voltando ao Corinthians. Não se pode reclamar da cobertura dos jogos dele. Afinal todos são sempre mostrados em algum lugar. Nunca a Série B teve tamanha cobertura. O que é certo desde que não fosse só porque o Corinthians está lá. Devo lembrar que times como Palmeiras, Botafogo, Fluminense, Grêmio, Atlético Mineiro, Bahia, Vitória, Curitiba, Juventude, Paraná ou passaram por lá ou estão ainda por lá, não tiveram nem nunca sonharam em ter a cobertura que está sendo dada ao Corinthians na Série B. Eu lembro o que eu passava para ver os jogos do meu time por lá e te garanto, não teve 1/3 da facilidade que você tem. Quer ver todos os jogos do seu time? Compra o PFC. Eu não gosto da Globo, muito pelo contrário, mas fazer o quê?

Devido ao que você disse sobre a dívida do Corinthians. Claro que disseram sobre a dívida do Corinthians porque se não o fizesse eu ia para a Escócia acompanhar os jogos do meu querido Celtic. MAS SÓ O FIZERAM NESSA OCASIÃO EM QUE FOI DIVULGADA! Me diga você se aparece manchetes no jornal após uma vitória do corinthians falando da dívida dele. Com o Palmeiras foi assim. Tudo que viamos na porcaria da mídia esportiva brasileira sobre o Palmeiras era isso. Salários Atrasados. O pior é que colocam palavras na boca do Luxemburgo. Se você ler o que ele falou não era nada daquilo de que se não pagasse seria guerra. O que ele falou era que houve o atraso mas que todos confiavam na diretoria que é transparente e profissional. E que ninguém estava fazendo corpo mole.

Me desculpe, mas entre agora você leitor em algum site esportivo e procure alguma notícia sobre dívida de outros times que não o Palmeiras. Se achar, eu tiro meu chapéu.

Não é martelada a tecla da dívida Corinthiana e Glauber sabe muito bem disso. Não pela mídia convencional.

O pior de tudo é que é um saco ficar tendo que falar sobre isso.

Agora vou comentar mais outra pesquisa encomendada pelo SPFC. Primeiro é fato que a crianças (não se fala a idade das pesquisadas e sabendo quem encomendou acho isso no mínimo estranho) estão escolhendo o São Paulo para torcer. Viveu um momento melhor que os outros times portanto é até normal. Mas o crescimento do São Paulo não é promissor por certeza. Primeiro que futebol é paixão, depois mercado. E os dirigentes alegres e pomposos de lá apenas o tratam como mercado. Vide o caso do Batizado São Paulino. Se você virasse a casaca o batizado seria gratuito. E lembrem do que o Marco Aurélio Cunha disse para um jogador: "Não importa se o outro time é melhor ou mais tradicional. O SPFC é uma grife."

É perigoso tratar o futebol como mercado apenas pois sabemos que essas mesmas crianças que escolhem o São Paulo agora podem achar um time (ou produto) melhor depois. Você vê que crianças que preferem o McDonalds depois preferem o Burger King por que eles oferecem o Free Refil.

Se eu fosse torcedor de mercado também torceria até o ano de 2006 para o São Paulo. Pois como "grife" eles apresentavam os melhores produtos! Como ursinho de pelúcia e o Henri Castelli! UI!

Mas não! Time de futebol é escolhido verdadeiramente mais tarde na maioria dos casos. A não ser que quando criança ocorra uma paixão súbita pelo time como aconteceu comigo e o Verdão. Não virei por mercado pois em 92 o Palmeiras ainda não tinha ganho nada. Virei pela história, pelos ídolos e tal. O título do Paulista de 93 consagrou minha escolha.

Quando se escolhe um time verdadeiramente por paixão você torce para ele até na Série Z! Se o São Paulo for rebaixado essa molecada toda aí vai mudar de time.SEM DÚVIDA! A maioria dos torcedores São Paulinos não sabem nada da história do time deles. E vemos isso conversando com eles. Não sabem como foi fundado nem que foi rebaixado para a SEGUNDA DIVISÃO DO PAULISTA!

É perigoso torcer por mercado. Após eliminações vemos como isso reflete na arquibancada.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Agora vou falar pro Neto, comentárista da Bandeirantes.

Neto

não tenho nada contra você. Acho que você estava certo ao trocar de parques. Os motivos você sabe muito bem. Como comentarista ACHAVA você um dos melhores. Pois mesmo puxando a sardinha pro Corinthians você sabia mais que os outros ser correto e falar o obvio. Foi o primeiro comentarista que eu vi que falou que o Valdivia é craque e o melhor que atua no Brasil. É o obvio. Assim como quando o Tevez jogou aqui.

Agora você fez o que a imprensinha costuma fazer e culpo não só o Senhor como também a sua emissora. O que você falou sobre o Ronaldinho Gaúcho no Palmeiras foi de uma irresponsabilidade imensa. Quero acreditar que foi irresponsabilidade!

Primeiro que essas coisas só são ditas com certeza! Pois o jornalismo primeiramente é para mostrar os fatos e não para vender jornal ou ganhar ibope.

Segundo que TODO SER VIVO DESTE PLANETA SABE QUE É QUASE IMPOSSÍVEL O RONALDINHO GAÚCHO JOGAS PELO PALMEIRAS AGORA! Primeiro porque o Felipão quer ele no Chelsea e mesmo o Palmeiras sendo imensamente maior que o Chelsea, assim como a Ferroviária também o é, não tem como competir com a grana do Russo.

Torcedores menos informados poderão se indignar com a Diretoria da Sociedade Esportiva Palmeiras quando ele por fim ir pro Chelsea ou para qualquer outro time Europeu. E conheço quais serão as manchetes: Chelsea da chapéu em Palmeiras.

Existe interesse do Palmeiras no Ronaldinho? Não só do Palmeiras! O negócio é que o Ronaldinho podia usufruir das intalação da Academia de Futebol para se recuperar! A possibilidade dele vir jogar no Verdão é muito pequena e você solta essa Ao Vivo!

Quero acreditar que o que você fez foi por irresponsabilidade. Porque o que me parece é o de sempre: ganhar ibope e denegrir a imagem da Diretoria Alviverde.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Fico por aqui e peço para que o Glauber faça a cobertura da final da Libertadores.

Abraço a todos principalmente a meu amigo Glauber.

Sem rusgas entre nós, OK?

Um comentário:

Anônimo disse...

"Se o São Paulo for rebaixado essa molecada toda aí vai mudar de time.SEM DÚVIDA! A maioria dos torcedores São Paulinos não sabem nada da história do time deles. E vemos isso conversando com eles.." (2)

Qualquer coisa q vc diga, eles falam: "6-3-3, rogerio, muricy.."
Sinceramente tô torcendo pra q esse ano o São Paulo não ganhe nem bingo. Alguem tem q acabar com essa hegemonia do piniquim no campeonato brasileiro e na mídia.