terça-feira, 10 de junho de 2008

Preconceito no Futebol, Parte 2


Por Heitor Bastos
Achei interessante a bola levantada por Glauber sobre preconceito no futebol (mesmo pedindo para que textos com palavras de baixo calão sejam evitadas por aqui). E como sou palmeirense posso dizer um pouco do preconceito que meu clube recebeu e olha que é de um time do mesmo estado.
Concordo que muitas vezes o Sport é preterido por estar fora do eixo Rio-São Paulo, algo que deve ser execrado da mente de todos. Realmente não se vê reportagens sobre o futebol pernambucano, baiano e o que dirá o paraibano e vários outros.
Mas o Brasil não é apenas Rio e São Paulo. O legal de ser brasileiro é esta diversidade toda que encontramos. Não precisamos ir além de nossa esquina para perceber o regionalismo brasileiro. Algo que eu me orgulho pois o Brasil é um dos poucos países com tamanha diversidade seja de cultura ou o que seja. Sou filho de um baiano e uma paulista, bisneto de português e tataraneto de italiano e espanhola. É raro coisas do tipo em outros países. Preconceito sem dúvida nenhuma é a coisa mais ridícula do mundo (depois da camisa roxa do Corinthians...) Inclusive já usaram desculpas como "raça pura" para genocídeos. Meu pai, baiano da Moraria em Salvador, já sofreu preconceito na Alemanha por ser um pouco mais escuro que os habitantes locais. Veja bem, não estou chamando o povo da Alemanha de preconceituoso afinal sou contra generalizações.
Se preconceito em outros países (como latinos nos EUA) já é ridículo, imagine então no próprio país...
O futebol dos outros estados deve ter mais atenção? Claro, para anteontem!
Mas é aquela coisa, é a maledeta imprensinha. O que não traz lucro para a mídia não merece ser mostrado...
Vejamos: o time do Bahia é um dos times mais tradicionais do Brasil e detém a sexta maior torcida do país. O time do Vitória (time de minha avó) idem. Sport, Santa Cruz e Náutico também. Mas o que podemos fazer para que esses times tenham mais espaço na mídia? Com certeza não conseguiremos isso chamando paulista de nazistas. São Paulo é um imenso estado e ostenta uma grande diversificação cultural. Apenas na capital existem bairros italianos, japoneses, portugueses, alemães e etc. O que nós, amantes do futebol, devemos fazer é mostrar um maior interesse com o futebol dos "exilados da mídia".
Vamos pesquisar, entender um pouco mais a história desses times. Eu estou pesquisando para fazer um post sobre dois times de Salvador, o Ypiranga (time de meu pai junto com o Parmera) e o Galícia. Times com muita tradição mas que não se encaixaram nos requisitos do futebol como empresa e sumiram. Times como outros grandes (Juventus, Bangu, América, Bragantino, Guarani, Ponte preta) que "sumiram" e (pasmém) são tratados como times pequenos pela mídia. Aqui em Brasília, os times regionais são muito pouco explorados pela mídia regional (salvo Correio Braziliense que cobre muito bem Gama e Brasiliense, pecando nas coberturas dos outros times do DF. Minha única critíca ao caderno de esportes -pois política é como umbigo, cada um com o seu- desse tradicionalíssimo jornal é sua cobertura para com o Verdão assim como outros grandes jornais, mas isso é tema para outro post).
Devemos nos lembrar que preconceito no campo político e econômico (e futebol se encaixa como luvas em ambos) é movido por interesses. Entaõ no momento que os torcedores dos "exilados da mídia" e amantes do futebol mostrarem interesse ou melhor, mostrarem poder de compra para com esse times "preteridos", garanto vocês que a cobertura do futebol de outros estados vai ser até mesmo exaustiva. Vide a cobertura do futebol europeu aqui no Brasil. Sem dúvida nenhuma a equipe do Sport (antes EC Recife) é mais importante para nós brasileiros do que o Chelsea. E se pudesse escolher qual campeonato gringo acompanhar eu escolheria os campeonatos de nossos vizinhos latinos. Ao menos o Sportv transmite o campeonato argentino. Por que não o Baiano? Ou o Pernambucano? Interesses econômicos, caro leitor ou quissá leitora.
Abraços e aqui me despeço.
-----------------------------------------------------------------------------------------------
Outras: Assim que tivermos tempo e recurso, garanto que tanto eu quanto Glauber iremos fazer uma sessão "Exilados da Mídia" que irá cobrir os times preteridos da mídia. Pode demorar um pouco mas vamos. Ah, nós vamos.
Aproveito para mandar um beijo para minha namorada e futura esposa Débora. Te amo amor. Faltam 5 dias...

Um comentário:

Anônimo disse...

beijo amor......faltam 5 dias!!!